• williamspoiato

Curso: O Estado e o Poder Operário



Bem vindo à Coluna Pagu, coluna quinzenal do Clube Pagu para a revista Clio Operária. A ideia desta coluna é comentar e auxiliar na leitura do livro do mês do Clube e ainda por cima debater um pouco sobre o marxismo leninismo.

Hoje comentaremos novamente uma atividade financiada pelo Clube, o Centro de Estudos Marxistas da Zona Leste (CEM-ZL). O CEM existe desde 2016, inicialmente suas atividades eram na FMU de São Paulo, e em 2018 decide-se transferi-lo para zona leste paulista, ocupando espaços públicos mensalmente com debates marxistas na região. O CEM- ZL proporcionará mensalmente cursos online a preços acessíveis sobre temas diversos do marxismo. Nosso primeiro curso será: Introdução do pensamento Marxista, e estamos em nossa segunda aula: O Estado e o Poder operário.

As salas online acontecerão mensalmente e terão acesso aqueles que apoiarem o CEM-ZL com R$10,00 ou mais naquele mês, via plataforma apoia.se/cemzonaleste. Dia 29/07 teremos nosso próximo encontro.

A metodologia é de leitura e interpretação coletiva de textos clássicos, a partir de comparações com o presente momento e exposições teóricas. Visamos uma formação gradual de quadros teóricos além de garantir uma base teórica sólida aos lutadores sociais. Você ganha ainda material didático e o curso em áudio posteriormente. A pergunta deste módulo é aquela já feita para todo comunista: Como pensar o Estado e o poder operário?



A aula busca a partir de trechos do O estado e a Revolução e V. Lênin mostrar não só a sua atualidade histórica, mas temáticas básicas que este pequeno livro trás e em seu conjunto, a pergunta que já assustou muitos conservadores pelo mundo: “Querem os comunistas tomar o Estado?” Passando desde a natureza do Estado, da política, fundamentos filosóficos e os diversos socialismos e, claro, nossa visão de transformação do mundo! Mas por que apoiar?

Além de sua própria formação, o CEM-ZL já é um centro de divulgação e propaganda das teorias marxistas na zona leste, atuante e militante, se utilizando de espaços públicos da zona leste mensalmente. Porém, como toda ação militante, temos de construir estruturas concretas de atuação e saltar da propagação e propaganda para a formação de quadros. Para tal sua ajuda será primordial para começarmos a planejar para termos nosso próprio espaço na quebrada. Se conseguirmos este valor de ajuda alugaremos um espaço na zona leste, que será a Casa de Estudos Marxistas da Zona Leste! Um espaço de luta coletiva! :)

Entre em contato, ajude a divulgar esta ideia, nos apoie e some em nossas formações!

--

Receba livros marxistas na sua casa todos os meses! Conheça o Clube Pagu: www.clubepagu.com.br

32 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
apoie.png